As lentes esclerais são indicadas para pacientes com ceratocone – doença que modifica o formato da córnea e causa incômodos na visão. Também são usadas em pacientes com graus elevados de miopia e nos que têm a Síndrome do Olho Seco. Seu uso ameniza a deformação da córnea, restabelece a visão normal e proporciona maior conforto aos pacientes com ceratocone.

tratamento do ceratocone pode ser feito de diversas maneiras, levando em consideração o estágio da doença e a indicação médica. Podem ser utilizados desde colírios especializados até cirurgias corretivas, como o crosslinking e o implante de anel estromal. Por isso, é importante que o acompanhamento seja feito pelo seu oftalmologista. É ele quem irá escolher o melhor procedimento.

Para que serve uma lente escleral?

• As lentes esclerais são de fácil adaptação em pacientes com quadros mais avançados de ceratocone. Para eles, as lentes esclerais oferecem resultados positivos e são uma opção mais amena do que tratamentos invasivos como o transplante de córnea.
  • As lentes esclerais têm diâmetro grande e se apoiam na parte branca do olho (esclera) e não na córnea, que é irregular e instável no paciente de ceratocone. Como a esclera é muito menos sensível que a córnea, as lentes esclerais oferecem mais conforto.
  • As lentes esclerais não saem dos olhos e podem ser usadas na prática de diversos esportes, inclusive aquáticos.

Como colocar a lente escleral?

• Para colocar a lente escleral, preencha a lente com o soro até próximo da borda, como um prato de sopa.
  • Olhe para baixo e no momento de encaixar a lente não desvie o olho para os lados ou para cima. Se desviar o olho a lente não irá encaixar corretamente e poderá criar a(s) chamada(s) bolha(s) de inserção.
  • A bolha de inserção pode ser observada no espelho. Nesse caso, retire a lente e repita a operação. As bolhas de inserção comprometem a visão ao longo do dia e podem causar desconforto e olho vermelho.
  • Ao fechar os olhos, sinta com os dedos a borda da lente por cima das pálpebras inferior e superior. Se a lente tiver uma borda bem desenhada e bem alinhada, você não deve sentir desconforto ou dor.
  • Dor, olhos vermelhos, sensação de pálpebras quentes, visão túrgida, “arco-íris” e/ou embaçada não são normais e devem ser relatadas ao seu oftalmologista.

Pode dormir com lentes esclerais?

Não é permitido dormir em hipótese alguma com a lente escleral. Dormir com lentes de contato faz mal para os olhos e o resultado mais comum pode ser uma ceratite, que é um machucado nas córneas cujos sintomas mais comuns são dor, vermelhidão e ardor nos olhos, além de fotofobia (sensibilidade à luz).

Pode tomar banho com lente de contato escleral?

Tomar banho com lentes de contato não é recomendável, tanto do ponto de vista da sua saúde como da conservação das lentes de contato. Tomar banho com lentes de contato é um dos erros mais comuns que verificamos entre usuários de lente.

Dra. Andressa Guimarães

agende-sua-consulta-pelos-palnos-de-saude-unimed-intermédica