O QUE É O GLAUCOMA?

O GLAUCOMA é uma doença ocular considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Isso ocorre porque ele não apresenta sintomas em grande parte dos casos.

Ou seja, a doença pode estar presente sem que a pessoa perceba, o que vai lesionando progressivamente e de forma irreversível o nervo óptico, afetando o campo de visão.

Por razões que a medicina ainda não compreende totalmente, o aumento da pressão intraocular é geralmente, mas nem sempre, associado à lesão do nervo óptico, o que caracteriza o GLAUCOMA.

SINTOMAS DO GLAUCOMA

Os Sintomas de Glaucoma costumam variar de acordo com o tipo da doença:

GLAUCOMA DE ÂNGULO ABERTO

• Muitas pessoas NÃO apresentam sintomas até o início da perda da visão;
  • Perda gradual da visão periférica lateral, também denominada visão tubular.

GLAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO

• Dor grave e súbita em um olho;
  • Visão diminuída ou embaçada;
  • Náusea e vômito;
  • Olhos vermelhos;
  • Olhos de aparência inchada.

GLAUCOMA CONGÊNITO

• Nebulosidade na parte frontal do olho;
  • Aumento de um olho ou de ambos os olhos;
  • Olho vermelho;
  • Sensibilidade à luz;
  • Lacrimação.

BUSCANDO AJUDA MÉDICA

Se houver suspeita de GLAUCOMA, não espere por sinais visíveis de problemas nos olhos.

O Glaucoma de Ângulo Aberto dá poucos sinais em seu estágio inicial. Quando a pessoa finalmente resolve procurar um médico, a doença normalmente já causou danos permanentes aos olhos.

Qual a saída?

EXAMES OFTALMOLÓGICOS REGULARES.

Eles são a principal forma para detectar o Glaucoma. O diagnóstico precoce pode evitar a progressão da doença e complicações mais graves.

Se você notar qualquer sintoma de Glaucoma, procure ajuda médica imediatamente.

TRATAMENTO DO GLAUCOMA

O tratamento do GLAUCOMA objetiva reduzir a pressão ocular.

O tratamento pode ser feito com medicamentos ou cirurgia, mas o objetivo será sempre controlar a doença para não perder a visão. O Glaucoma ainda não tem cura.

Por isso o acompanhamento médico constante é importantíssimo nesses casos. As expectativas de êxito variam de acordo com o tipo do Glaucoma e das medidas tomadas por médico e paciente durante todo o período.

Vamos destacar novamente as chaves mestras para enfrentar essa doença: diagnóstico precoce e cuidados meticulosos e constantes para prevenir a cegueira. Como? Realizando consultas frequentes ao oftalmologista e alguns exames de prevenção para evitar os sustos causados pelo Glaucoma. Dessa forma, muitos não sofrerão problemas futuros.

DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DOS PACIENTES

Vários EXAMES são indicados para auxiliar o médico oftalmologista no diagnóstico e tratamento dos pacientes de GLAUCOMA.

Acompanhe as explicações da Dra. Andressa Guimarães sobre cada um desses EXAMES nos links abaixo:

FATORES DE RISCO

Os médicos alertam para alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do GLAUCOMA, confira:

• Pessoas com pressão intraocular elevada;
  • Pessoas com 60+ anos ou 40+ anos para Glaucoma Agudo;
  • Afro americanos com 40+ anos de idade;
  • Pessoas com histórico familiar de Glaucoma;
  • Pessoas que tiveram Tumores, Descolamento de Retina e Inflamações têm risco aumentado;
  • Pessoas que fazem uso prolongado de medicamentos à base de corticosteroides;
  • Pessoas que têm Diabetes, Problemas Cardíacos, Hipertensão e Hipertireoidismo.

CONVIVENDO COM O GLAUCOMA

Se você tiver sido diagnosticado com GLAUCOMA, observe estas dicas, mude seu estilo de vida e acelere sua recuperação:

• Siga uma dieta saudável
    Sem o tratamento médico necessário, os sintomas do Glaucoma vão continuar se agravando. Mas se você seguir uma boa dieta alimentar, rica em vitaminas e nutrientes, pode manter uma boa saúde e melhorar sua visão.
  • Exercite-se com segurança
    O exercício regular pode reduzir a pressão ocular em casos de Glaucoma de Ângulo Aberto. Converse com seu médico e com seu personal trainer sobre um programa de exercícios adequado.
  • Limite a ingestão de cafeína
    Beber grandes quantidades de cafeína pode aumentar a sua pressão ocular.
  • Hidrate-se bem, sem exageros
    Você deve beber líquidos com frequência, mas sem exageros. A ingestão de grandes quantidades de líquidos pode aumentar temporariamente a pressão intraocular.

Dra. Andressa Guimarães:

agende-sua-consulta-pelos-palnos-de-saude-unimed-intermédica