As Lentes Intraoculares de Foco Estendido (EDOF) reparam a visão de perto, longe e meia distância ou distância intermediária. O uso dos óculos pode ser necessário apenas em distâncias muito próximas, porque a tecnologia das Lentes EDOF cria um foco mais longo e permite maior independência.

Qual a lente intraocular mais moderna para implantar durante a Cirurgia de Catarata?

Entre os vários modelos de Lente Intraocular, a escolha mais correta depende do estilo de vida do paciente e das características individuais da fisiologia dos seus olhos.

No entanto, se você deseja ficar mais independente dos óculos para praticar atividades dinâmicas ou esportivas, as Lentes Intraoculares de Foco Estendido são as mais modernas existentes hoje em dia, porque permitem melhorar a visão de perto, longe e meia distância.

Depois delas, existem também as Lentes Intraoculares Multifocais Tóricas (para pacientes com graus maiores de astigmatismo) ou Não-Tóricas, que têm dois pontos de focos distintos e corrigem os problemas de visão de longe e de perto ao mesmo tempo.

Entre os vários modelos, como escolher minha Lente Intraocular para implante na Cirurgia de Catarata?

Observe algumas lentes mais implantadas na Cirurgia de Catarata:

  • Lente Intraocular de Foco Estendido: melhora a visão de perto, longe e meia distância e é a mais moderna existente hoje em dia.
  • Lente Intraocular Multifocal Tórica: corrige a visão de longe e de perto ao mesmo tempo (pacientes com + astigmatismo).
  • Lente Intraocular Multifocal Não-Tórica: corrige a visão de longe e de perto ao mesmo tempo (pacientes com - astigmatismo).
  • Lente Intraocular Monofocal Asférica: possui um design mais plano e seu material é distribuído de forma igual por toda a extensão, não havendo acúmulo no centro (em casos de hipermetropia) e nas bordas (nos casos de miopia).
  • Lente Intraocular Monofocal Esférica: possui a superfície mais arredondada e têm resultados semelhantes às lentes asféricas. No entanto, devido a um efeito chamado de aberração esférica, essa lente apresenta menor definição de detalhes, ou seja, a visão fica um pouco mais embaçada se comparada às lentes asféricas, principalmente em ambientes mais escuros.
  • Lente Intraocular Monofocal Tórica: é indicada para pacientes com graus maiores de astigmatismo.
  • Lente Intraocular Monofocal Não-Tórica: é um dos modelos mais simples. Corrige apenas o foco para longe e é indicada para pacientes com baixo grau de astigmatismo.

Qual o tipo de lente intraocular mais indicado hoje?

As lentes mais sofisticadas existentes hoje são aquelas denominadas Premium, ou Lentes de Foco Estendido (EDOF). Melhoram a visão de perto, longe e meia distância.
Além dessas, o cirurgião pode indicar Lentes Intraoculares Multifocais ou Monofocais, sempre atendendo as necessidades de visão do paciente e seu estilo de vida.

Quais são as vantagens das Lentes Intraoculares de Foco Estendido?

  • A primeira grande vantagem dessas Lentes de Foco Estendido frente às Lentes Multifocais (Difrativas) é a diminuição da percepção de fenômenos luminosos como halos e glare (veja imagem). Esses fenômenos luminosos podem ser percebidos de forma incômoda por alguns pacientes, principalmente à noite, ao dirigir ou ao olhar para as luzes da cidade, por exemplo. Apesar desses fenômenos serem passageiros na maior parte das vezes, é uma grande vantagem não senti-los.

image1

  • Outra grande vantagem em usar as Lentes Intraoculares de Foco Estendido na Cirurgia de Catarata é que elas são mais aceitas em olhos que possuem diabetes, glaucoma, doenças de retina ou olhos operados de Cirurgia Refrativa e problemas na córnea.

Lentes Intraoculares de Foco Estendido (EDOF) são cobertas pelos planos ou operadoras de saúde?

Os planos de saúde não pagam pela tecnologia das Lentes de Foco Estendido (EDOF). A cobertura das Cirurgias de Catarata é com lentes básicas.

A Cirurgia de Catarata Premium com implante das Lentes EDOF é feita por Clínicas de Oftalmologia e custeada pelos pacientes que buscam melhores resultados em seu tratamento.

Mas o ideal mesmo é procurar um oftalmologista com experiência cirúrgica para conseguir o melhor resultado visual possível. Ele irá indicar a melhor opção para você.

Qual a lente usada em uma Cirurgia de Catarata pelo SUS?

SUS e convênios cobrem lentes nacionais ou nacionalizadas com características básicas (esféricas). Para implantar lentes melhores como Asféricas, Tóricas, Multifocais ou Premium, o pagamento é feito pelo paciente e a melhor lente deve ser escolhida com o oftalmologista.

Qual a principal diferença entre a lente nacional e a importada?

A principal diferença entre a lente nacional e a importada para implante na Cirurgia de Catarata está na correção do grau. O ideal é que, após a cirurgia, o paciente consiga abandonar de vez os óculos de grau. Nesse caso, a melhor lente para isso é a Lente Premium, que geralmente é importada.

Marque uma consulta conosco.


Dra. Andressa Guimarães
tel. (21) 2527.1890 | cel: (21) 99988.9851 WhatsApp
Consultas regulares evitam complicações.

agende-sua-consulta-pelos-palnos-de-saude-unimed-intermédica

© 2022 . Direitos reservados . Desenvolvido por Inventiva Propaganda

Iniciar conversa
Fale Conosco
Olá, tudo bem? Marque sua consulta Aceitamos os planos Unimed e NotreDame Intermédica.
Powered by