A lente tórica é um tipo de lente específica para corrigir o astigmatismo, mas também é recomendada para quem tem miopia ou hipermetropia com grau de astigmatismo. Imagine uma bola de futebol americano: a córnea de quem tem astigmatismo tem o formato parecido, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas”. Isso causa diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Qual a diferença entre lente tórica gelatinosa e rígida?

O que define qual tipo de lente tórica é o melhor para você é o valor do seu grau. A lente tórica rígida costuma ser usada por pessoas com alto grau de astigmatismo, já que sua espessura é mais grossa e possibilita maior grau de correção. A lente tórica gelatinosa corrige graus menores de astigmatismo, pois é mais fina e flexível.

O que é lente tórica de óculos?

A lente tórica é um tipo de lente específica para corrigir o astigmatismo, mas também é recomendada para quem miopia ou hipermetropia com grau de astigmatismo. Além das lentes de contato tóricas, existem também lentes de astigmatismo para óculos, para graus baixos ou altos. Como os oftalmologistas recomendam alternar o uso de lentes de contato com o óculos de grau, é bom ter um óculos atualizado para descansar seus olhos das lentes de contato.

Pode dormir com lente tórica?

Não se pode dormir com lentes de contato porque os riscos são muitos e podem ser graves a ponto de conduzir à perda da visão. Portanto, não descuide da higiene, nem se esqueça de retirá-las e guardá-las devidamente antes de qualquer cochilo.

Quanto tempo dura uma lente tórica?

Em geral o descarte é mensal e a lente deve ser usada em até 30 dias. As lentes tóricas exigem atenção redobrada nos cuidados do dia a dia. Precisam de limpeza diária e também um estojo adequado para armazená-las.

Como limpar lentes tóricas?

Use uma solução de limpeza de lentes de contato nova todas as vezes. Não use água da torneira ou esterilizada, saliva, solução salina ou gotas reumidificantes: nada disso serve para desinfetar e limpar bem as suas lentes de contato. Esfregue as lentes de contato com os dedos e enxágue com uma solução de limpeza nova.

Como tirar lente tórica?

O procedimento é o mesmo de outras lentes de contato.

1. Fique de pé, em frente a um espelho bem iluminado.

2. Olhe para cima.

3. Utilizando o dedo indicador de sua mão não dominante, levante a pálpebra superior afastando-a do olho.

4. Com a mão dominante, use o seu dedo médio para puxar para baixo a pálpebra inferior.

5. Com as pontas do indicador e do polegar, aperte suavemente a lente para puxá-la para baixo e afastá-la do olho. Não dobre nem agarre com mais força do que o necessário.

6. Coloque a lente na palma da outra mão.

É só isso! É mesmo fácil de fazer.

O que fazer quando a lente não sai do olho?

  • Feche os olhos e massageie suavemente as pálpebras com o intuito de soltar a lente;
  • Abra os olhos e passe o dedo sobre a lente. Se ela se mover, retire-a com delicadeza.
  • Nunca puxe a lente com força se ela estiver grudada, pois pode ocorrer a desepitelização da córnea.

Tem como a lente sair do olho sozinha?

Se a lente sai do lugar, pode ser por não estar de acordo com a curvatura da sua córnea. Mas também podem ser outros motivos: lente invertida, conjuntivite papilar gigante, bordas alteradas. Procure o seu oftalmologista quando for usar lentes de contato ou quando tiver alguma dúvida.

Marque uma consulta conosco.


Dra. Andressa Guimarães
tel. (21) 2527.1890 | cel: (21) 99988.9851 WhatsApp
Consultas regulares evitam complicações.

agende-sua-consulta-pelos-palnos-de-saude-unimed-intermédica

© 2022 . Direitos reservados . Desenvolvido por Inventiva Propaganda

Iniciar conversa
Fale Conosco
Olá, tudo bem? Marque sua consulta Aceitamos os planos Unimed e NotreDame Intermédica.
Powered by