Como é feito o exame de ULTRASSONOGRAFIA OCULAR?

• O exame de ULTRASSONOGRAFIA OCULAR analisa em detalhes todas as partes dos olhos, de modo a diagnosticar com precisão várias doenças que acometem a visão humana.
  • O aparelho avalia a parte posterior e anterior dos olhos. A parte posterior é avaliada com o paciente de olhos fechados. Para que o aparelho deslize com mais facilidade sobre a região do globo ocular, coloca-se um gel sobre as pálpebras fechadas.
  • O procedimento da parte anterior dos olhos é feito com os olhos abertos. Após a colocação de um colírio anestésico, é introduzida uma cuba entre as pálpebras, de modo que os olhos permaneçam abertos durante a realização do exame. A fim de evitar ressecamento, os olhos são banhados em soro fisiológico. Nessa situação, o aparelho não fica diretamente em contato com o olho, mas sim com o soro.
  • A chamada sonda de ultrassonografia tem funcionamento semelhante ao do aparelho de ultrassom abdominal, que é mais popularmente conhecido. Dessa forma, a partir das ondas sonoras emitidas, é possível interpretar as informações recebidas pelo aparelho e produzir uma imagem da região interna dos olhos.

O QUE PODE SER DETECTADO NO EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA OCULAR?

• Cataratas densas
  • Doenças da córnea
  • Hemorragias e inflamações intra-oculares, que impedem a visualização direta das estruturas internas do olho como a retina
  • Auxilia no diagnóstico diferencial de vários tumores oculares
  • Verifica a ocorrência de lesões após procedimentos cirúrgicos
  • Avalia a condição dos olhos de bebês recém-nascidos
  • No exame da parte anterior é possível analisar a presença de tumores e lesões na córnea.
  • Além disso, é possível observar cistos e cicatrizes na região da íris, ou ainda, avaliação de cirurgias de glaucoma

QUAIS AS VANTAGENS DO EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA OCULAR?

• O exame é indolor, tem alta precisão e é muito menos invasivo que outros métodos.
  • Ou seja, ele contribui de forma eficaz para o sucesso do tratamento do paciente.

Para mais informações, marque uma consulta com a Dra. Andressa Guimarães
tel. (21) 2527.1890 | cel: (21) 99988.9851 WhatsApp.