2-SITE ANDRESSA SITE-FACE-INSTA maio 2022

O Ceratocone é uma doença que afeta a estrutura da sua córnea e um método cirúrgico chamado CROSSLINKING tem sido bastante eficaz para minimizar a progressão dessa doença.

Como funciona o procedimento?

1. O CROSSLINKING usa a radiação ultravioleta associada a uma substância chamada riboflavina que aumenta a rigidez biomecânica da córnea.
    2. Ele fortalece as fibras de colágeno, oferecendo sustentação e resistência. A córnea fica menos elástica, reduzindo a chance da progressão do seu abaulamento, causa principal da turvação visual.
    3. A técnica é minimamente invasiva e pode ser feita apenas com anestesia tópica, usando colírios. O paciente é dispensado imediatamente, sem necessidade de jejum ou internação.
    4. Após o tratamento, muitos pacientes se mantêm em estágios iniciais da doença, evitando a evolução para transplante de córnea.
    5. O CROSSLINKING, além de ser usado em casos de Ceratocone, é indicado também para pacientes portadores das chamadas ectasias corneanas, como a Degeneração Marginal Pelúcida.
    6. Indica-se o CROSSLINKING quando o paciente é jovem e o Ceratocone está em franca evolução. Nesse quadro, o oftalmologista pode realizar a cirurgia, não para eliminar o uso dos óculos ou lentes de contato, mas na tentativa de frear a progressão da doença.
  • PÓS-OPERATÓRIO:
    O paciente vai para casa usando um tampão protetor transparente acrílico e uma lente de contato terapêutica que é retirada 5 a 7 dias após o procedimento. É importante que o paciente permaneça com seu acompanhamento oftalmológico, seguindo as orientações e utilizando os colírios pós-operatórios.
  • O que FAZER após a cirurgia?
    - Siga corretamente as orientações médicas para uma recuperação mais rápida e adequada.
    - Use óculos escuros quando sair ao sol para evitar a formação de “manchas cicatriciais” na córnea.
    - Durante o banho, lave o rosto e deixe a água escorrer naturalmente no local operado.
    - Pode ler, escrever, assistir tv e ingerir alimentos e remédios que está habituado em seu dia a dia.
  • O que NÃO FAZER após a cirurgia?
    - Coçar o olho.
    - Deixar de usar as medicações.
    - Frequentar locais com muita poeira.
    - Fazer atividades físicas intensas.
    - Entrar em piscina ou mar no primeiro mês após a cirurgia.

Marque uma consulta com a Dra. Andressa Guimarães.