O que faz o exame de MICROSCOPIA ESPECULAR DE CÓRNEA?

  • O exame de MICROSCOPIA ESPECULAR DE CÓRNEA analisa a quantidade, o formato e o tamanho das células presentes na camada mais profunda da córnea, verificando também se essas células permanecem saudáveis.
  • Ele realiza uma fotografia em grande aumento da camada de células endoteliais da córnea. Essas células não se regeneram e têm um ritmo de perda de acordo com a idade e o organismo. Existe um padrão de normalidade, ao qual o resultado deste exame é sempre comparado. A perda de células endoteliais acentua-se em algumas doenças da córnea e do bulbo ocular (infecção, glaucoma, inflamação) com o uso de lentes de contato, cirurgias ou traumatismos. Estas células são responsáveis pelo metabolismo, mantendo seu estado de desidratação. Se a córnea não fosse desidratada, não seria transparente. Quando há hidratação, acontece o esfumaçamento da córnea e a piora da acuidade visual.

Por que o exame de MICROSCOPIA ESPECULAR DE CÓRNEA é pedido?

  • O exame de MICROSCOPIA ESPECULAR DE CÓRNEA identifica irregularidades no endotélio da córnea, que é a parte do globo ocular que garante a transparência e as boas condições da visão.
  • Por isso, ele é indicado no PRÉ-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS INTRAOCULARES, como as de CATARATA, GLAUCOMA e TRANSPLANTE DE CÓRNEA.

Como é feito o exame de MICROSCOPIA ESPECULAR DE CÓRNEA?

  • O exame de MICROSCOPIA ESPECULAR DE CÓRNEA é um exame rápido, indolor e não invasivo.
  • É feito com o auxílio de um microscópio digital, que registra e amplia a imagem da parte interna da córnea para a análise do médico oftalmologista.

É necessário algum preparo especial para fazer o exame?

  • Não é necessário um preparo prévio do paciente, como a aplicação de colírios (com exceção em casos de edema de córnea), e nem a suspensão de nenhum tipo de medicamento em uso.

Para mais informações, marque uma consulta com a Dra. Andressa Guimarães
tel. (21) 2527.1890 | cel: (21) 99988.9851 WhatsApp.
Consultas regulares evitam complicações.

© 2022 . Direitos reservados . Desenvolvido por Inventiva Propaganda

Iniciar conversa
Fale Conosco
Olá, tudo bem? Marque sua consulta Aceitamos os planos Unimed e NotreDame Intermédica.
Powered by