O Carnaval está chegando e com ele muitas cores e brilhos se misturam para compor o look da festa. O glitter, a purpurina e as pinturas faciais são as queridinhas dos foliões e realmente deixam qualquer produção com ares de festa. No entanto, esse tipo de maquiagem, quando aplicada próxima aos olhos, pode causar arranhões na córnea e ser a porta de entrada para vírus e bactérias que causam desde uma irritação ocular até problemas mais sérios. Portanto, alguns cuidados são necessários para preservar a saúde visual.

O primeiro e principal passo que os foliões devem seguir é a HIGIENIZAÇÃO. As mãos devem estar sempre limpas antes de aplicar qualquer maquiagem, além de pincéis e esponjas serem sempre bem lavados. Com o glitter e as tintas são necessários outros cuidados. É preciso estar atento na hora de aplicar o brilho. Quando o glitter cai nos olhos, a pessoa tem a sensação de areia, uma vez que, como elas são micropartículas ásperas, ao coçar, no desespero, o folião pode acabar arranhando a córnea.

As pinturas faciais são divertidas e agregam um brilho todo especial para a maquiagem carnavalesca. Mas aqui a pessoa também deve estar atenta: algumas tintas podem desenvolver alergias em foliões muito sensíveis. Nesses casos, é possível que venha a desenvolver, na região ao redor dos olhos, um quadro sério de hipersensibilidade.

Caso algum produto venha a cair nos olhos, a dica é prática: evite coçar. O recomendado é lavar com água corrente e soro fisiológico. Se uma hora após lavar os olhos, você ainda sentir ardor, coceira, visão turva ou vermelhidão, é importante consultar um oftalmologista para descartar qualquer problema mais sério.

Cílios Postiços

Os cílios postiços, outro item bem comum na maquiagem para o Carnaval, também precisam de cuidados para não comprometer a saúde dos olhos. Tem muita gente que usa cola adesiva instantânea para colar os cílios. E isso é um ato extremamente errado e prejudicial à saúde dos olhos. Nesse caso, o jeito é cortá-los com o oftalmologista no consultório.

Não Compartilhe Maquiagem

Embora a prática seja comum entre as mulheres, a maquiagem não deve, em hipótese alguma, ser compartilhada. A conjuntivite pode ser transmitida por bactérias ou vírus que ficam acumulados em pincéis, delineadores e outros instrumentos da maquiagem.

Se pegou emprestado algum item de maquiagem ou se emprestou a alguém, você não deve deixar de higienizá-lo antes de usar novamente. Para não correr riscos, o ideal é evitar esses produtos na região muito próxima dos olhos. Pacientes com histórico de alergia ocular precisam evitar mais ainda esse tipo de prática.

Lave com Água Fria os Olhos Irritados

Digamos que você está se maquiando para o Carnaval e sentiu que seus olhos ficaram irritados. O ideal é procurar um atendimento médico oftalmológico. Mas como nem sempre isso é possível, e se você está com dificuldades para enxergar, o ideal é lavar os olhos com água fria. Isso ajuda a aliviar os sintomas. Se o quadro persistir ou se agravar, não espere para resolver o problema sozinho ou deixe para procurar ajuda só depois do Carnaval. O tratamento pode ficar mais demorado.

Quem Usa Lentes de Contato

Lembre-se: quem usa lentes de contato deve evitar o lápis de olho na região interna das pálpebras, já que os resíduos da maquiagem acabam sendo depositados na lente. A dica, nesse caso, é colocar as lentes antes de se maquiar e tirá-las antes de remover a maquiagem, também para evitar que os resíduos se depositem nas lentes.

Nunca durma com maquiagem

Outra dica importante é sempre remover a maquiagem após o baile. Não durma com a make! A retirada pode ser feita com água morna e xampu neutro, além de ser indicado o uso de demaquilantes. Dormir com a maquiagem pode causar coceiras, reações alérgicas, conjuntivite, além de outras irritações.

Por isso, a consulta periódica ao oftalmologista é tão importante. Fale conosco.


Marque uma consulta com a Dra. Andressa Guimarães.
tel. (21) 2527.1890 | cel: (21) 99988.9851 WhatsApp
Consultas regulares evitam complicações.

© 2020 . Direitos reservados . Desenvolvido por Inventiva Propaganda

WhatsApp