Implante de Anel Intra-estromal é uma técnica inovadora e pioneira no tratamento do Ceratocone. O método, reconhecido internacionalmente, é um dispositivo médico implantável no estroma corneano que busca regularizar deformações corneanas causadas por patologias do tecido e corrigir ou diminuir erros refracionais associados.

Tecnologia
O Implante de Anel Intra-estromal é fabricado a partir de um material comprovadamente inerte e biocompatível, utilizado há décadas na fabricação de implantes intraoculares, o PMMA(Polimetilmetacrilato). Instrumental de alta tecnologia desenvolvido e recentemente aperfeiçoado especificamente para a utilização na técnica do implante. Segmentos com diferentes espessuras e comprimentos, obtendo melhores resultados em cada uma das indicações.

Indicações

Correção óptica
Nas fases iniciais, pode-se tentar o uso de óculos que, muitas vezes, corrigem satisfatoriamente a miopia e o astigmatismo que os pacientes com ceratocone apresentam. Quando a doença progride, é necessário o uso de lentes de contato rígidas, que promovem o aplanamento da córnea e fornecem uma visão melhor.

Transplante de córnea
Consiste em substituir a córnea afetada por outra sadia. Pode, ainda, haver remoção apenas da parte superior da córnea, transplantando-se somente um botão de córnea doadora. É importante lembrar que o transplante é a última alternativa a se pensar, por isso, é realizado em apenas 10% dos casos. Os médicos devem evitar ao máximo que se chegue nesta etapa, já que outros tratamentos trazem resultados muito bons para o paciente.

Excimer laser
Recentemente, este laser tem sido usado em situações específicas com algum sucesso na remoção de placas de córnea central. No entanto, trata-se, ainda, de um processo experimental para o tratamento do ceratocone.

Implante de Anel Intraestromal (Anel de Ferrara)

Este procedimento envolve um implante de um disco de acrílico entre as camadas da córnea com a finalidade de aplaná-la e trazê-la à sua forma natural. Diferentemente dos transplantes, os anéis intraestromais proporcionam correção imediata da baixa visual do paciente com ceratocone.

Outros benefícios
Rápido retorno às atividades cotidianas e uma visão mais natural em relação àquela fornecida pelo transplante de córnea. O Anel de Ferrara tem um design ideal para permanecer no olho, com baixo índice de extrusão (expulsão) deste anel da córnea. Mas, caso isso ocorra, os anéis podem ser retirados.

© 2018 . Direitos reservados . Desenvolvido por Inventiva Propaganda

WhatsApp