Uma calázia é causada por um duto bloqueado em uma das glândulas meibomianas. Estas glândulas estão localizadas na pálpebra diretamente atrás dos cílios e produzem um líquido fino e oleoso que lubrifica o olho.

Um exame da pálpebra confirma o diagnóstico.

Raramente, câncer de peleda pálpebra pode parecer um calázio. Se isso for suspeito, você pode precisar de um biopsia.

Consultar o seu médico se caroços na pálpebra continuarem a aumentar apesar do tratamento, ou se você tiver uma área de perda de cílios.

Sintomas de Calázio

O calázio muitas vezes se desenvolve após um hordéolo interno (outra palavra para hordéolo é terçol). A pálpebra geralmente fica sensível, vermelha, inchada e quente. Às vezes, a glândula bloqueada causando o terçol não drenará mesmo que a vermelhidão e inchaço tenham ido embora. A glândula vai formar um nódulo firme e não-macio na pálpebra que é chamado de calázia.

Tratamento de Calázio

Uma calázia desaparece frequentemente sem tratamento em aproximadamente um mês.

O primeiro tratamento é fazer compressas quentes sobre a pálpebra por 10 a 15 minutos, pelo menos quatro vezes por dia. Use água que não esteja mais quente do que a temperatura em que você pode colocar a sua mão confortavelmente. Isto pode suavizar os óleos endurecidos que bloqueiam o canal e promover a drenagem e cura.
Não pressione ou esprema a calázia.
Se a calázia continua a aumentar, esta pode precisar ser removida com cirurgia. Esta é feita mais frequentemente pelo interior da pálpebra para evitar uma cicatriz na pele.

Injeção de esteróide é outra opção de tratamento.